27 de julho de 2010

Brasil: a nata do mundo... NOT!



Você deve ter visto a declaração que o Stallone deu sobre o Brasil.

Você deve ter visto, também, o Brasil tãão ofendido com isso.

Você deve ter ouvido falar também do episódio dos Simpsons no Brasil.

Você deve ter ouvido falar, também, do Brasil tãão ofendido com isso e o governo pedindo retratação à Fox e proibindo o episódio de ir ao ar.

Perai... deixa eu entender...

Francês pode ser fedido, português pode ser burro, argentino pode ser metido, inglês não sabe cozinhar, russo pode ser bêbado, americano é alienado, japonês é esquisito...

Mas o Brasil... esse é perfeito.

É isso?

Puta que me pariu, se hipocrisia desse grana o Brasil saia da merda.

Perai... o Brasil tem muita grana... vamos mudar...

Puta que me pariu, se hipocrisia desse caráter o Brasil saia da merda.

Melhorou, apesar de ser meio paradoxal.

Não se pode falar mal do Brasil. E o pior: não se pode falar a verdade sobre o Brasil.

O Datena pode passar o dia falando sobre como nossa sociedade é podre e como as pessoas são idiotas e "cadeia nele!!!", mas é só chegar um gringo aqui e falar tudo o que a gente já sabe, e de repente é um inferno.

O Brasil se comporta como aquela família problemática que, dentro de casa, é um inferno só. Mas ao chegar das visitas (estrangeiros), todo mundo se ama, todo mundo se comporta, tá tudo bonitinho, tudo pela imagem da coisa.

Mas ai alguém vai lá e conta pra visita que não é nada daquilo. Aí todo mundo fica bravo, pois estão estragando a bela imagem que tentaram passar.

O Brasil é um país hipócrita, com gente hipócrita. O Brasil, como minha namorada holandesa muito bem disse, é ótimo quando você está entre amigos. Mas ainda assim não passa de uma lei da selva o momento que você pisa na rua.

Já se foi o tempo em que podíamos falar que temos mais hospitalidade que a Europa.

Temos, sim, dentro de casa. Mas na rua, o Brasil é uma zona e o Rambo tem razão. Ele é gringo, ele é rico, ele traz dinheiro pro país com qualquer coisa que ele decida fazer aqui.

Ele fala "se você deixar, eles te dão um macaco pra levar de lembrança". E dão mesmo. E tem gente que daria até a filha pro cara levar, se deixassem.

O brasileiro tem que parar de se ofender quando falam a verdade sobre ele e parar de exigir que se deixe de falar a verdade.

No lugar disso, deve tentar mudar a verdade sobre sua própria vida: o brasileiro aprendeu que pra crescer na vida você tem que ser um filho da puta nato e qualquer coisa abaixo disso te faz ir morar em favela. Ouvimos tanto essa história que agora é verdade. No Brasil, a coisa é assim.

Mas o brasileiro não tem caráter no trânsito, não tem caráter no comércio, na polítca, na polícia... em nada. Nada me vem à mente que eu possa falar: Tá ai, nessa coisa eu posso confiar no Brasil.

Não tem mais graça, sério mesmo...

Passando um bom tempo aqui você percebe que dava pra ser melhor... porra, o holandês me irrita e muito com sua polidez pra tudo. Até entre amigos a coisa é formal a ponto de eu ter que ensinar pra eles a conversar comigo, pois EU não consigo conversar como um Duque de Nova York do século XIX. Eu não sou ninguém pra proibi-los de agir como aprenderam, mas eu exijo que entendam como eu sou e como eu falo, pois eu sou obrigado a lidar com a boa educação deles pra tudo, também.

Mas apesar de me irritarem com isso, você ainda vê que no trânsito, na polícia, no comércio... tudo aqui funciona... começa lá de trás: é irritante (pra nós) vê-los dirigir. Eles conhecem TODAS as regras, eles obedecem TODAS as regras. Pode ser 4 horas da manhã numa vila que moram 800 pessoas, não tem ninguém perto de você, nem um gato. Mas eles ligam a porra da seta antes de virar.

Em São Paulo a gente tá quase chegando no ponto de agradecer quando alguém decide que tá a fim de acender a luzinha amarela que pisca de enfeite no meio da Marginal Tietê às 18h de uma sexta-feira.

Sim, você mesmo que está lendo isso sabe que você também faz muita cagada. Se você é brasileiro, você sabe que você pisa no tomate uma hora ou outra e eu não estou nem aí se você não gosta de ler isso. Se tá ofendido, vá ler um blog de auto ajuda.

O que acontece é que todo mundo gosta de ler sobre como os outros brasileiros são medíocres, mas ninguém admite que faz merda por aí. Ou você não deve ligar a sua seta ou você joga óleo de cozinha na pia ou você passa em farol vermelho ou você atravessa a rua no vermelho para pedestres. E se você é um fiscal da CET, você é outro malandro sem pai que só multa esse pessoal pois a comissão é boa. Você não se importa. Realmente, você não se importa com nada além disso. Eu já vi a polícia parar gente aqui só pra dar uma dura. Sem multa, sem ficar bravo. Só um toque. E o holandês vai pra casa sentindo vergonha.

No Brasil? "Pô, me dei bem, não vou ter que pagar multa."

São tudo pequenas coisinhas, mas o efeito borboleta disso tudo acaba gerando uma progressão geométrica e o resultado é a Ilha de Vera Cruz.

E aí, vamos deixar de hipocrisia ou vai acabar em pizza?

2 comentários:

Unknown disse...

Eu não teria escrito melhor... traduziu 100% o que eu sinto em relação a essa papagaiada toda! Vamos ver onde a "família Brasil" vai parar... faltam 4 anos para a Copa e 6 para as Olimpíadas e as pessoas só estão preocupadas em aprender a se dar bem, mas falar inglês ninguém quer! País caranguejo, a gente só anda pro lado, pra frente cansa muito!

Unknown disse...

Não sei se concordo. É óbvio que vc tem razão quando fala do brasileiro, mas eu colocaria aí no lugar de "brasileiro" - o ser humano.
Calma que eu explico: o que diferencia o brasileiro do europeu ou de outros mais "educados" é o controle e o preço. Pq se um europeu vier morar no Brasil por algum tempo, não tenho dúvidas de que ele tb vai aprender o "jeitinho", tb vai deixar de seguir todas as regras de trânsito e etc
Pq? Pq o ser humano é assim. Acredito que as coisas coletivas só funcionam quando existe controle e um preço (bem caro) a pagar. Temos exemplo por aqui... é difícil vc ver um carro estacionado na zona azul sem o cartão. Pq? Pq a multa é alta e o controle é eficiente. Quanto às maracutaias, falcatruas, politicagens, existem em qualquer lugar, basta existir a chance. Somos um país relativamente jovem e os mecanismos de controle ainda não são bem desenvolvidos. Não acredito que somos piores (ou melhores) do que aqueles que ganham (ou ganharam) dinheiro, territórios e tudo o mais, explorando, pirateando, fomentando guerras e revoluções, enfim...
Eu concordo com tudo o que vc disse sobre o Brasil, só não concordo que os outros são melhores simplesmente pq são educados. Apenas são mais comportados, pq se não o forem o preço é alto. Um dia chegamos lá. Dê-nos mais alguns séculos de vida.