8 de julho de 2010

Se está em Roma, fale... francês?

Então, né? Ultimamente minha vida tem sido tão international que até ao fazer um blog eu vou ter que fazer duas postagens de cada vez, uma em português e uma em inglês para que os gringos possam ler.

A coisa agora está um estágio crítico, estou na Holanda pela terceira vez em dois anos e agora é hora de começar a implorar para o governo holandês para me dar um visto de permanência e residência válido por 1 ano, que terá que ser renovado anualmente por 5 anos até eu poder ter um passaporte europeu.

Mas se você veio aqui para descobrir como fazer o visto (Google?), eu não sei muita coisa também, ainda não comecei com isso. Começarei assim que voltar ao Brasil-sil-sil em setembro.

A coisa desse blog é mais social, digamos. Muita gente me pergunta se europeu é realmente frio e ingênuo como todo brasileiro pensa... e pra falar a verdade... eles não são nada do que os brasileiros pensam. Mas também não são "quentinhos e espertos", digamos assim. Não são burros, longe disso, mas a malandragem aqui é zero.

E o preconceito é 10. :)

Tem gente por aqui que vai falar com você na rua, na fila, na loja, no supermercado. Mesmo sem te conhecer. Sim, eles são sociáveis. Mas até certo ponto, ja?

Não sei até que ponto é hipocrisia dizer isso, por que no Brasil (pelo menos em São Paulo), a coisa é parecida. Entendamos.

No Brasil todo mundo é legal, amigável, não é?...... não. O que a Ellen (minha gringa namorada) percebeu é que, por lá, família e amigos são muito unidos e "quentes". Até aí podemos dizer que somos diferentes da européiada. Mas ela também percebeu que se um brasileiro não conhece outro brasileiro, a pessoa (ambas) se torna automaticamente um grandissíssimo (sic) filho da puta, até que se prove o contrário.

E nisso, somos idênticos.

A menina que veio bater um papinho comigo numa loja estilo Ponto Frio aqui foi um belo exemplo da hospitalidade dos branquelos.

Estava eu olhando alguns aparelhos nas prateleiras e ela ao meu lado, olhando também. Eis que ela decide fazer um comentário aleatório sobre algo que ela achou engraçado, digamos. Mas holandês não fala. Ele sussurra. E rápido. Demais.

Virei pra ela todo educado: "Você poderia falar mais devagar, por favor?"

Ei! Coloquei merda em baixo do nariz dela? Por que pareceu que sim! O tempo fechou, raios atingiram a Terra.

UM ESTRANGEIRO!

Ela não disse mais nenhuma palavra. Nem "sorry", nem "I don't speak english (portuguese/italian,/german/japanese...)". Nada... ela virou as costas e saiu andando. Com uma cara de ofendida.

Puxa... nessas horas não vejo a hora de morar aqui...

E falemos também da superioridade intelectual dos europeus do norte, ja?

Esteja você na Alemanha, Holanda, Áustria, Finlândia, Suécia... você entendeu... e pergunte pra um morador local "Hi, do you speak english?".

O que era uma tentativa de comunicação virou uma ofensa!

"OF COURSE I speak english... Jesus!"

Pois é... MAS É CLARO! Como ele não falaria inglês?

O que eu já ofendi de holandês com essa pergunta. E é realmente ofensa, por que eles respondem do mesmo jeito (OF COURSE!) no ônibus, lojas, supermercados, lanchonetes, banheiros, esgotos...

Quer ser um bom estrangeiro aqui? Haja com falta de respeito e fale em inglês com todo mundo antes de saber se eles falam inglês. Eles preferem, fazer o quê?

Ah! Mas se você está querendo falar Holandês (meu caso) pra melhorar seus dotes na língua da Beatriz, ai sim, você tá fudido.

ELES NÃO QUEREM FALAR HOLANDÊS.

Ao contrário do que muitos pensam, por aqui todo mundo fala holandês o dia inteiro.

Sim, na Europa o inglês é frequente. Mas pensa bem, se todo mundo na sua casa falasse inglês, ainda assim você continuaria falando na sua língua-mãe com eles, não? Pois é.

E isso faz o holandês ser uma língua importante aos que aspiram fazer sua toca por aqui. Pois bem. Depois de alguns anos estudando a língua e falando com seus sogros através dela, você quer experimentar seus dotes no ônibus, lojas, supermercados, lanchonetes, banheiros e esgotos, não quer?

Rá! Então tente fazer isso na Holanda...

** Bruno entra numa loja.

- (em holandês) Hallo, você tem o CD da Xuxa?
- Ja. Que versão você quer, azul, verde, vermelha, com listrinhas ou a com o Pelé?

Eles falam isso em menos de 2 segundos. Eu demoro 0,2 segundo a mais do que um holandês demoraria para processar as informações, mas isso é o bastante pro ALERTA VERMELHO acender no cérebro do nosso amigo do balcão: "Ele não é daqui!"

- (em holandês) Eu queria o azul, mas o com o Pelé também serve.
- OK. Do you want something else?

Peraí... por que trocou pra inglês? Por que é impossível fazer um holandês falar holandês. Mas depois de um tempo você cria truques e aprende a deixar eles sem saída.

- (em holandês) Desculpa, não entendi. Você pode falar em holandês ou português. Eu não falo inglês.
- Oh...

E a prova máxima de que eles não querem falar a própria língua vem agora. Eles realmente demoram um tempo, pensando se eles SABEM falar português. Eles tentam, eu juro que tentam resgatar alguma coisa em português, mas o máximo que sai no final é um "muchas gracias".

- (voltando ao holandês) Então, desculpe, mas eu não falo português.
- Ok, vamos continuar em holandês, então, por que não?
- Ja, ok.

Desculpe o incômodo, ja? :)

Mas socialidades a parte, o povo aqui é muito legal.

Legal como no Brasil. Se você for apresentado por um holandês para outro holandês, você é amigo do peito, irmão, camarada. Pega uma Heineken, senta no sofá e vamos torcer contra o Ajax.

Mas se você não tiver um Q.I. (quem indica) decente, ui! Corre, que a PF vem ai!

3 comentários:

Unknown disse...

Amei!! Pode continuar escrevendo sobre as suas impressões, estarei esperando para ler tuuuudooo. Bjs

Papelic disse...

Bruno,
demais! keep going and really, don't give up!
Dutch is difficult to learn, but, not impossible!
All the best,
Zbs.,

Daniel R. C. Worthington

vcdarcie disse...

Então eu sempre fui mal educada, pq qdo eu nao falava nenhuma palavra de holandes, eu so falava em ingles e nem perguntava nada. Mas agora to comecando a falar um pouco (bem mal), mas sempre respondem em holandes pra mim, mesmo q eu tenho feito a pior frase do mundo. Agora preconceito TEM e tem muito.