21 de janeiro de 2012

Gastos com o visto e V Nummer chegou, agora senta...

Continuando o último post, eu vou colocar aqui os gastos que eu tive com o processo apenas no Brasil. O que o gringo vai ter que gastar por lá não entra nessa conta (por ex: os 1250 euros para o MVV e depois cerca de 300 euros para o Verblijfsvergunning, entre outros).

A tabela engloba muitas das coisas que eu descrevi no último post e também te dá uma noção do tempo que levou.

O detalhe a se prestar atenção, no meu caso, é que todo o processo feito com o MRE foi feito em Brasília por um despachante (contato dessa pessoa no fim do post).

Com o despachante sai mais caro, sim (os preços na tabela já incluem o preço do despachante nas respectivas etapas), mas vale a pena.

- Motivo 1: a parte que tem que ser feita pelo MRE, se você for de São Paulo, pode demorar MUITO para ficar pronta (já ouvi casos de mais de 30 dias), já que eles atrasam e deve ser feita por correio. Enquanto o despachante de Brasília faz isso pessoalmente no MRE de lá e sai na hora.

- Motivo 2: se você fizer as contas (ainda pensando em SP), o que você gasta de gasolina, estacionamento e stress nessa cidade pra fazer as coisas, o "mais caro" do despachante pode parecer bem razoável e atrativo.

- Motivo 3: Você envia tudo para o despachante por Sedex, e ele já faz também legalização na Embaixada da Holanda em Brasília, coisa que você teria que fazer por si só também e já está incluso no preço dele.

Depois de fazer tudo, o despachante ainda envia os documentos para o tradutor juramentado de sua preferência, que entrará em contato com você posteriormente para combinar o preço da tradução e Sedex de volta para você.

É uma mão na roda e eu acho que vale a pena.

No meu caso, a despachante enviou tudo já legalizado (tanto no MRE como na Embaixada) para uma tradutora que eu escolhi em Holambra (interior de SP), que por sua vez, enviou os documentos originais e as traduções por Sedex para mim. O tempo que isso levou está na tabela.

Os documentos chegaram na minha casa, eu não enviei nada por correio para a Holanda. Apenas é necessário escanear tudo (eu fiz tanto os originais como as traduções) e enviar por email para o gringo se virar por lá, junto com o scan das páginas de identificação + as páginas utilizadas de seu passaporte + o resultado positivo do Basisexamen Inburgering.

Ela juntou toda essa bagulhada com os documentos dela, enviou para o IND e aguardamos a confirmação de recebimento.

Ontem recebemos a carta de confirmação com o V Nummer, o número de protocolo que vc deve usar ao contatar o IND para saber como vai o andamento do seu processo.

A carta está datada em 19/01/2012, o que significa que é a partir desta data que os 90 dias começam a ser contados até recebermos um parecer do IND. Mas isso pode levar menos tempo, tem gente lisa por aí que conseguiu o MVV em menos de um mês. Eu adoro vocês, viu? xD

A gente chegou a entrar em contato com o IND para perguntar se realmente eu teria que ficar no Brasil até receber a resposta. Seria bom ir passar um tempo lá para dar um trato no apê novo que compramos, maaas ,vou ter que esperar...

O IND diz não poder proibir ninguém de ir para a Holanda, mas eles não recomendam.

Eles disseram que o prazo mínimo para um parecer sobre o seu MVV está em 6 semanas a partir da data da chegada dos documentos. Após esse período, eles podem entrar em contato com vc ou com seu parceiro pedindo novos documentos (como sabemos que acontece com freqüência).

Se eles pedirem algum documento que os deixe perceber que você está na Holanda durante a avaliação do MVV (pode ser o carimbo no passaporte ou até o selo holandês no envelope), a resposta será negativa automaticamente.

O motivo: eles dizem que muitos pedem o MVV, vão para lá e não voltam para o país de origem para pegar o documento, ficando ilegais.

Então para evitar que as pessoas façam isso e ao mesmo tempo não proibir ninguém de viajar, a jogada é negativar o MVV.

Então não recomendo. E vou ficar por aqui, também.


============

Despachante em Brasília

GIOMARA SOUSA SOARES

TELS: + 55 61 3225-2581 / 3225-3133 / 9926-0526.
FAX : + 55 61 3225-5842.
E-mail: gss72@hotmail.com


Nenhum comentário: